Sábado, Abril 27, 2024

Carnaval Fora de Época de Uruguaiana 2024: Pesquisa revela perfil dos turistas

Share

Durante os dias do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana em 2024, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Tornare Consultoria e Assessoria, resultou em uma pesquisa abrangente para traçar o perfil e as demandas dos turistas que desfrutaram deste evento, considerado o terceiro maior carnaval do Brasil. Um total de 380 foliões foram entrevistados entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, oferecendo insights valiosos sobre a composição do público e áreas passíveis de melhorias.

Segundo os resultados obtidos, o Carnaval de Uruguaiana atraiu um público praticamente equilibrado em termos de gênero, com 50,7% de mulheres e 49,3% de homens. A maior fatia dos foliões tinha mais de 60 anos, representando 23% do total. Em contrapartida, a parcela mais jovem, com até 19 anos, foi de 5,6%. No que diz respeito ao estado civil, 41,2% eram solteiros, enquanto 20,6% eram divorciados ou viúvos.

A diversidade geográfica dos participantes do Carnaval evidenciou-se pela presença de turistas provenientes de 54 municípios brasileiros e de outros países. Porto Alegre despontou como a principal origem, contribuindo com 36,4% dos visitantes, seguida de Paso de los Libres, cidade argentina vizinha, com 3,5%. Ademais, os 10 municípios que mais contribuíram com a presença no evento representaram 71,7% do total de turistas, com destacada participação de visitantes do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

Em relação ao alojamento, 46,5% dos foliões optaram por hospedar-se em hotéis, enquanto 28,5% foram acolhidos por parentes ou amigos. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos visitantes, impressionantes 88,2%, permaneceu na cidade por mais de um dia, com 78,1% participando do evento por três dias ou mais.

Quanto aos meios de transporte utilizados para chegar a Uruguaiana, 45,6% dos turistas optaram pelo ônibus, enquanto apenas 10,2% escolheram o avião como meio de deslocamento.

As valiosas opiniões dos turistas refletiram-se em sugestões de melhorias para o evento, incluindo investimentos em infraestrutura e acessibilidade, aprimoramento da estrutura da praça de alimentação, redução dos valores dos ingressos nos dois primeiros dias e uma divulgação mais eficaz dos hotéis, restaurantes e pontos turísticos locais.

A pesquisa, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%, baseada em um público esperado de 40 mil visitantes, proporcionou uma visão abrangente e fundamentada sobre o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana 2024, fornecendo um valioso subsídio para futuras melhorias e planejamentos deste evento tão marcante no calendário cultural do Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Últimas