Sábado, Abril 27, 2024

Ação urgente no combate à dengue em Uruguaiana: Pulverização de áreas de risco

Share

Na luta contra a propagação da dengue, a Secretaria de Saúde de Uruguaiana tomou medidas decisivas, iniciando a pulverização com inseticida em áreas identificadas como potenciais focos do mosquito Aedes aegypti. O pontapé inicial ocorreu no final da tarde de ontem, no bairro São João, após a confirmação da presença do mosquito contaminado pela doença.

Com seis casos já confirmados em Uruguaiana, sendo um adquirido localmente, as equipes de agentes de combate a endemias receberam autorização da Secretaria Estadual de Saúde para adotarem a técnica de fumigação como medida emergencial. Destaca-se que nenhum dos pacientes necessitou de hospitalização, e nenhum correu risco de morte. Autoridades locais alertam a população para permanecer vigilante diante da situação.

A estratégia de controle por pulverização é considerada uma medida de contingência, conforme ressalta o Ministério da Saúde, e não deve ser a primeira opção. “É uma ação para reduzir as populações de mosquitos, utilizando um inseticida específico para o Aedes aegypti, em dosagens seguras para os humanos, eliminando a maioria dos insetos adultos na região. Nossas equipes estão devidamente treinadas e equipadas com os necessários equipamentos de proteção”, afirma o secretário de Saúde, Diego Cantori.

Desde agosto de 2023, com o apoio do Exército em operações de limpeza nas áreas de risco, a prefeitura vem intensificando esforços preventivos, incluindo campanhas e mutirões. Agora, uma força-tarefa composta por 51 integrantes está empenhada no combate ao Aedes aegypti, reforçando o compromisso das autoridades em garantir a saúde da população de Uruguaiana.

Leia Mais

Últimas