Sábado, Abril 27, 2024

Projeto de lei em Uruguaiana propõe substituição de sinais sonoros nas escolas

Share

Na pauta da Câmara Municipal de Uruguaiana, um projeto de lei inovador está em discussão, visando promover a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições de ensino locais. A proposta busca substituir sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais mais adequados, levando em consideração a hipersensibilidade sensorial enfrentada por pessoas com TEA.

O transtorno do espectro autista torna indivíduos mais sensíveis aos estímulos do ambiente, especialmente a sons, o que pode gerar desconforto e até crises. Sirenes e campainhas, frequentemente presentes nas escolas, são apontadas como fontes de perturbação para os portadores do TEA.

O grupo de proponentes destaca a eficácia da simples mudança, enfatizando que isso fará toda a diferença nas experiências escolares, promovendo um ambiente mais agradável e saudável para os estudantes com TEA.

O projeto de lei também estabelece a obrigatoriedade de sinalização nos perímetros das escolas, indicando a proibição do uso de equipamentos sonoros, com símbolos de acessibilidade. O prazo de 180 dias para a implementação das novas determinações é previsto na matéria inclusiva.

Rose Alves Nunes, educadora especialista, destaca que a substituição de sirenes e campainhas por música nas escolas não apenas contribui para a inclusão, mas também respeita a hipersensibilidade auditiva comum em pessoas autistas. A música, segundo a especialista, não só evita desconfortos e crises, mas também estimula as habilidades sociais e emocionais das crianças com TEA no ambiente escolar.

Caso aprovado, o projeto representará um passo significativo em direção à criação de ambientes educacionais mais acessíveis e acolhedores para todos, promovendo a igualdade e o bem-estar dos estudantes com TEA em Uruguaiana.

Leia Mais

Últimas