Sábado, Abril 27, 2024

A Inteligência Artificial revive a voz de locutor após AVC

Share

No universo da comunicação, Roni Cesar sempre foi uma figura proeminente. Com uma carreira marcada por sua atuação como coordenador de jornalismo e apresentador de telejornal no Grupo RBS, no RS, além de suas contribuições como instrutor de cursos de oratória no SENAC, Roni era conhecido por sua voz marcante e habilidades comunicativas excepcionais.

No entanto, em 2011, um evento trágico mudou completamente o curso de sua vida. Um AVC o deixou confinado a uma cama por quase um ano, limitando sua comunicação ao simples piscar de olhos. Embora tenha feito progressos significativos desde então, sua voz nunca mais voltou ao que era antes. Roni, que antes tinha sua própria produtora, agora se via dependente de comprar vozes para continuar atendendo seus clientes.

Mas em 2024, um amigo e comunicador, trouxe uma nova perspectiva para Roni, apresentou-lhe uma possibilidade revolucionária: a Inteligência Artificial (IA). Ele questionou se Roni possuía gravações de áudio anteriores ao AVC, com sua voz original. Roni possuía uma vasta coleção de áudios pré-AVC. Munido da tecnologia de IA, o amigo utilizou essas gravações para “ressuscitar” a voz do locutor Roni Cesar. Em um instante, Roni viu-se capacitado a retomar sua produção de materiais comerciais para seus clientes, utilizando sua própria voz reconstruída digitalmente.

Roni descreve essa experiência como um recomeço, ou até mesmo como o início de uma nova era em sua vida profissional. Agradece à Inteligência Artificial por abrir portas que antes pareciam intransponíveis. Agora, equipado com essa tecnologia inovadora, Roni está preparado para continuar sua jornada na comunicação, adaptando-se às mudanças e aproveitando as novas oportunidades que a IA oferece. Para ele, é a prova de que a tecnologia pode, verdadeiramente, servir à humanidade de maneiras surpreendentes e transformadoras.

Ouça como era a voz de Roni antes do AVC. Ouça como ficou após. E por último como ficou com a reconstrução feita pela IA.

Ouça o áudio da voz feita pela Inteligência Artificial

Por: França

Leia Mais

Últimas