Na pauta da Câmara Municipal de Uruguaiana, um projeto de lei inovador está em discussão, visando promover a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições de ensino locais. A proposta busca substituir sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais mais adequados, levando em consideração a hipersensibilidade sensorial enfrentada por pessoas com TEA.
O transtorno do espectro autista torna indivíduos mais sensíveis aos estímulos do ambiente, especialmente a sons, o que pode gerar desconforto e até crises. Sirenes e campainhas, frequentemente presentes nas escolas, são apontadas como fontes de perturbação para os portadores do TEA.
O grupo de proponentes destaca a eficácia da simples mudança, enfatizando que isso fará toda a diferença nas experiências escolares, promovendo um ambiente mais agradável e saudável para os estudantes com TEA.
O projeto de lei também estabelece a obrigatoriedade de sinalização nos perímetros das escolas, indicando a proibição do uso de equipamentos sonoros, com símbolos de acessibilidade. O prazo de 180 dias para a implementação das novas determinações é previsto na matéria inclusiva.
Rose Alves Nunes, educadora especialista, destaca que a substituição de sirenes e campainhas por música nas escolas não apenas contribui para a inclusão, mas também respeita a hipersensibilidade auditiva comum em pessoas autistas. A música, segundo a especialista, não só evita desconfortos e crises, mas também estimula as habilidades sociais e emocionais das crianças com TEA no ambiente escolar.
Caso aprovado, o projeto representará um passo significativo em direção à criação de ambientes educacionais mais acessíveis e acolhedores para todos, promovendo a igualdade e o bem-estar dos estudantes com TEA em Uruguaiana.