Sábado, Novembro 23, 2024
spot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

Related Posts

Tremor em Pelotas é Confirmado como Terremoto pelo Centro de Sismologia da USP

Moradores de Pelotas, no sul do Estado, relataram sentir um tremor no final da tarde de quinta-feira (27). Na tarde desta sexta-feira (28), o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou que o evento foi um terremoto. Além da sensação de solo estremecendo, também foi relatado um som alto em diversos bairros do município.

Análise Meteorológica e Sismológica

O Centro de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informou que não houve registro de trovões, descargas elétricas, raios ou tempestades na cidade, descartando a possibilidade de o tremor estar relacionado a esse tipo de evento. Além disso, o centro confirmou que o tremor não tem ligação com o terremoto registrado no Peru na madrugada desta sexta-feira (28).

Histórico de Tremores na Região

Desde 2012, a região já registrou 16 tremores de pequena magnitude. O terremoto desta semana atingiu 2,5 na Escala Richter. O maior registrado foi em Mostardas, também no sul do Estado, que marcou 3,7, enquanto os demais variaram entre 2 e 2,5. O Centro de Sismologia explicou que “a maioria dos tremores tem causas naturais e se deve a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. As pessoas sentem a movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que escorrega com essas pressões”. Os pesquisadores acrescentaram que eventos dessa magnitude não devem causar problemas maiores.

Registros e Reações

Os principais registros do tremor em Pelotas foram feitos entre as 17h40 e as 18h. A Defesa Civil e outros órgãos de segurança do município descartaram a possibilidade de o tremor estar associado a uma explosão em uma pedreira na cidade.

Considerações Finais

A confirmação do terremoto pelo Centro de Sismologia da USP reforça a importância do monitoramento contínuo e da preparação para eventos naturais, mesmo de pequena magnitude. A população deve permanecer informada e em contato com as autoridades locais para quaisquer atualizações sobre a atividade sísmica na região.

Mais populares