Quarta-feira, Maio 21, 2025
spot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

Últimas Postagens

Adolescentes que atacaram professora em escola de Caxias do Sul são internados por até três anos

A Justiça da Infância e Juventude de Caxias do Sul determinou, nesta quinta-feira (15), a internação de três adolescentes envolvidos no ataque a facadas contra uma professora dentro de uma escola municipal da cidade. Os jovens — dois meninos, de 14 e 15 anos, e uma menina de 13 — deverão cumprir medida socioeducativa de internação por até três anos, prazo máximo previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo a decisão judicial, ficou comprovado que os três cometeram ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. O caso aconteceu em 1º de abril deste ano e, de acordo com a investigação da Polícia Civil, o ataque foi previamente planejado pelos adolescentes por meio de redes sociais. Eles chegaram a levar cinco facas para a escola.

A professora atacada sofreu ferimentos na cabeça, costas e pescoço. Ela segue afastada das atividades e, segundo seu advogado, embora tenha se sentido aliviada com a decisão, ainda não está satisfeita com o desfecho do caso. A identidade da docente está sendo preservada.

O juiz de Direito Sílvio Viezzer destacou na sentença que não há nenhum elemento que isente os adolescentes da responsabilidade pelo ato. Eles serão avaliados a cada seis meses para verificar se há possibilidade de substituição da internação por medidas socioeducativas mais brandas, como semiliberdade ou serviços comunitários.

Com a conclusão do processo dentro do prazo legal de 45 dias, a decisão já está em vigor, embora ainda caiba recurso. Por falta de vagas em Caxias do Sul, os dois meninos foram transferidos para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo. A adolescente foi encaminhada ao Case Feminino (Casef), em Porto Alegre, única unidade desse tipo no estado.

A Polícia Civil informou que o ataque não foi motivado por um conflito direto com a professora ferida, mas sim por uma insatisfação geral dos adolescentes com a escola e o corpo docente.

Mais populares