O fluxo de turistas argentinos no Rio Grande do Sul durante o fim de ano apresentou um aumento expressivo, entre 30% e 50% em relação ao mesmo período de 2023. Em Uruguaiana, principal ponto de entrada terrestre para o estado, a Polícia Federal registrou 45 mil entradas até 28 de dezembro, um crescimento de 32% em comparação com os 34 mil estrangeiros contabilizados no ano passado.
O delegado da Polícia Federal Márcio Mathias atribui o crescimento ao câmbio favorável para os argentinos, decorrente da desvalorização do real.
— A valorização do peso em relação ao real tornou mais atrativo o veraneio nas nossas praias. Por outro lado, houve uma redução no número de brasileiros viajando para a Argentina — avaliou Mathias.
Nos portos do noroeste gaúcho, o aumento foi ainda mais significativo, chegando a 50% em relação a 2023. Em Porto Xavier, 4.785 argentinos cruzaram a fronteira até 29 de dezembro, contra pouco mais de 3 mil no mesmo período do ano anterior. Em Porto Mauá, mais de 5,6 mil turistas realizaram a travessia pelo Rio Uruguai.
O principal destino dos turistas é o litoral sul do Brasil, especialmente as praias gaúchas e catarinenses. A expectativa da Polícia Federal é que o fluxo de argentinos em janeiro ultrapasse 7,5 mil em Porto Xavier, consolidando a alta temporada no estado.