São Borja, 3 de outubro de 2024 – A Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Ministério Público Eleitoral, deflagrou na manhã desta quinta-feira a operação Integridade Eleitoral, com o objetivo de combater a atuação de uma facção criminosa que estaria tentando influenciar o processo eleitoral em São Borja, cidade da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram após o compartilhamento de informações entre as forças de segurança e o Ministério Público Eleitoral. A partir disso, foi possível identificar um possível apoio pessoal, material e financeiro de um grupo criminoso a um candidato que concorre a cargo eletivo no município.
“As investigações apontam a possível ligação de uma facção atuante na região com um candidato a vereador, com indícios de apoio direto ao seu financiamento de campanha”, informou a Polícia Federal em nota.
As ordens judiciais relacionadas à operação foram expedidas pelo Juízo Eleitoral de Garantias da 41ª Zona Eleitoral de Santa Maria, localizada na região central do estado. Os nomes dos envolvidos na operação ainda não foram divulgados, preservando os investigados durante o andamento do processo.
As autoridades seguem com as diligências para identificar a extensão das conexões entre o grupo criminoso e o processo eleitoral local, buscando garantir a lisura do pleito em São Borja.