No primeiro dia de 2025, a população de Uruguaiana foi surpreendida pela interrupção no abastecimento de água. O problema teve origem em um incidente ocorrido na Estação de Captação de Água Bruta no Rio Uruguai, responsável por alimentar a Estação de Tratamento de Água que abastece a cidade.
Por volta das 15hs desta quarta-feira (1º), uma queda no fornecimento de energia elétrica provocou o rompimento de uma peça da tubulação de bombeamento, o que resultou na inundação de toda a estrutura, e interrompendo o fornecimento de água para toda a cidade. O sinistro deixou submersos os motores e bombas, incluindo as unidades reservas. O poço de sucção, com aproximadamente 12 metros de profundidade, foi tomado por mais de 8 metros de água, dificultando ainda mais os trabalhos.
As equipes da concessionária responsável foram acionadas. E o primeiro trabalho foi esvaziar o poço, para só depois secar o equipamento, consertar as avarias ou substituir peças e equipamentos. O acesso às bombas foi liberado por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira (2).
O restabelecimento do serviço só ocorreu por volta das 06h da manhã desta quinta (02). Ainda por volta do meio da manhã de hoje, vários bairros da cidades continuavam sem água.