O trem Húngaro foi um marco significativo na história das ferrovias do Rio Grande do Sul, especialmente nas memórias dos passageiros que viveram os últimos anos do transporte ferroviário no interior do Estado. Introduzido há 50 anos, esses trens foram fabricados pela empresa húngara Ganz-Mávag e se destacavam por sua pintura em cores prata, azul e amarela.
Esses trens começaram a operar em 15 de agosto de 1974, quando dois trens partiram simultaneamente de Porto Alegre e Uruguaiana. A viagem entre essas cidades durava cerca de 12 horas e 30 minutos, com paradas em várias cidades importantes, como Santa Maria e Alegrete. O conforto era uma das marcas do serviço, que incluía janta e café da manhã para os passageiros, além de um bar que permanecia aberto durante toda a viagem.
O trem Húngaro foi projetado para substituir o tradicional Minuano e oferecia maior segurança, incluindo um sistema que parava a composição automaticamente caso o maquinista deixasse o posto ou adormecesse. Com uma velocidade máxima de 85 km/h e capacidade para 120 passageiros, o trem operava com eficiência, atendendo tanto ao Rio Grande do Sul quanto a outras rotas no Brasil.
Após sua retirada de operação no Rio Grande do Sul em 1987, as composições foram reaproveitadas no metrô de Teresina, no Piauí, marcando o fim de uma era nostálgica nas ferrovias do sul do Brasil.