More

    ExpoBrangus Destaca Diversidade e Integração de Cabanhas na Raça Brangus

    A ExpoBrangus, realizada na Pastoril de Uruguaiana (RS), evidenciou a força e integração da raça Brangus, com vitórias celebradas tanto por tradicionais quanto por novos criatórios. O jurado uruguaio Federico Maisonnave premiou os rebanhos da novata Cabanha Cafundó, de Alegrete (RS), e da Cabanha São Rafael, de São Borja (RS). “Saio de Uruguaiana muito impactado com o que vi”, disse Maisonnave, que, ao longo dos julgamentos, frequentemente pedia aplausos da plateia para os criadores, pela consistência genética dos animais apresentados.

    Campeonato Individual e Novos Campeões

    A criação do Campeonato Individual, que permite a inscrição de animais Brangus rústicos de forma isolada, sem a necessidade de formação de trios homogêneos, foi um fator importante na diversidade de campeões. A Cabanha Cafundó, em sua segunda participação na Expoutono, venceu com a novilha do box 86 (CE16). Esta foi a primeira vitória da cabanha em Uruguaiana. Eduardo Silveira, criador da Cafundó, destacou que a fêmea vencedora será utilizada para coleta de embriões, fruto de genética adquirida da Tradição Azul. A reservada foi a fêmea do box 89 (TE21064), do Rancho José Guilherme, de Bom Retiro (SC), e a terceira melhor fêmea foi a vaca adulta do box 93 (K126), da Estância Princípio, de Barra do Quaraí (RS).

    Vitórias entre os Trios de Fêmeas

    Entre os trios de fêmeas, o grande campeão da ExpoBrangus foi o trio do box 99 (2089, 2069 e 2057), da Estância São Rafael. A novilha de tatuagem 2089, integrante do trio, foi destaque como a melhor fêmea rústica apresentada em trio. Fernanda Mariano da Rocha, criadora da Estância São Rafael, enfatizou a qualidade e consistência genética de seus animais. O trio reservado foi o do box 100 (2730, 2676 e 2468), da Rincon del Sarandy, de Uruguaiana, e o terceiro melhor trio foi do box 102 (2500, FIV2459 e FIV2455), da mesma propriedade.

    Avaliação dos Machos

    Na quinta-feira (28/6), o julgamento de rústicos Brangus continuou com a avaliação dos machos. A GAP Genética, tradicional criatório de Uruguaiana, conquistou o título de grande campeão entre os machos individuais com o box 122 (Z1033/21). Ângela Linhares, proprietária da GAP, destacou a musculatura e precocidade do animal vencedor. O macho reservado de grande campeão ficou com a Cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS), com o box 118 (L1015FIV), enquanto o terceiro melhor macho individual foi o box 108 (2149), da Cabanha La Reina, de Uruguaiana.

    Trios de Machos

    Nos trios de machos, a vitória foi da Cabanha Vacacaí, que se sagrou grande campeã com o box 125 (L1046FIV, L1053FIV e L1082TE) e também levou o mérito de melhor fêmea rústica da mostra com o touro júnior L1076FIV. Raul Gonçalves Southall, da Vacacaí, destacou a importância de produzir touros capazes de gerar fêmeas produtivas. O trio reservado de grande campeão foi o do box 132 (TEB28, TEB30 e TEB34), da Cabanha Espinilho, de Cruz Alta (RS), enquanto o terceiro melhor trio foi o do box 130 (FIV2464, FIV2466 e 2573), da Rincon del Sarandy.

    A ExpoBrangus, com suas diversas categorias e campeonatos, reafirmou o comprometimento dos criadores com a qualidade genética e a evolução da raça Brangus no Brasil.

    Clubinho todos os dias as 18h na JOVEM HITS

    spot_img

    Leia as últimas

    Mais notícias

    spot_img