Homenagens a Navegantes e Iemanjá acontecem neste sábado

  Wednesday, 30 January, 2019

Acontecem neste sábado, 2/2, as homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes, nome conhecido pela Igreja Católica, e a Iemanjá, como é conhecida pelas religiões de matriz africana.

Os católicos iniciam as homenagens nesta quarta-feira, 30/1, com o tríduo preparatório a 111ª Festa e Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que tem como tema “Com a Mãe de Navegantes na alegria e na dor caminhemos com amor”. O tríduo inicia nesta quarta, 30/1, com missa na Paróquia São João, às 20h. Já na quinta-feira, 31/1, haverá missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, também às 20h. O último dia de tríduo acontece na sexta-feira, 1º/2, com missa na Catedral de Sant’Ana, no mesmo horário.

Já no dia de Navegantes, na sexta-feira, 2/2, acontece a Festa e Procissão. Às 20h15 acontece a procissão fluvial e às 20h30 a procissão terrestre, que de acordo com o frei Raphael Rodrigues, deve reunir cerca de 20 mil fiéis. A procissão sai ao lado do Iate Clube Tamandaré até a Igreja do Carmo, onde ocorrerá a missa. O animador da procissão será o frei Ivo Bortoluz. Além disso, após a missa, haverá apresentações culturais e praça de alimentação no local.

A homenagem a mãe das águas, pelas religiões de matriz africana, acontece neste sábado, 2/2, a partir das 20h30, com saída da rua General Vitorino, nº 2941, Reino de Ogum, e percorrerá as ruas Prado Lima, Duque de Caxias, Monte Caseros, Treze de Maio com chegada ao lado da Ponte Internacional. A procissão sairá mesmo com rio Uruguai cheio, garantiu o presidente da Presidente do Conselho de Religião do Estado do Rio Grande do Sul (Confubras); delegado regional na fronteira oeste da Federação das Religiões Afro-brasileiras (Afobrás); Conselheiro Estadual dos Povos de Terreiros e presidente da Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda), babalorixá Jorge Quirino de Oxalá. A organização espera cerca de seis mil participantes.

Comente esta notícia Gabriela Barcellos/Jornal Cidade

clique aqui para imprimir