Nos últimos 24 meses, 2.200 novas empresas foram instaladas em Uruguaiana

  Friday, 21 December, 2018

De janeiro de 2017 a dezembro de 2018, 2.200 novas empresas de pequeno, médio e grande porte foram instaladas em Uruguaiana. Os números foram revelados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude). Segundo o secretário Pedro Braccini o número de empresas fechadas gira em torno de 400, o que revela uma margem positiva em investimentos. “Tivemos várias empresas de fora que se instalaram em Uruguaiana, mas o maior número dos novos estabelecimentos é de investidores daqui”, ressalta. “As empresas estão ligadas aos mais diferentes setores, mas podemos destacar os investimentos no setor da gastronomia e do comércio varejista”, relatou Braccini.

Nesta semana, mais uma grande rede instalou-se em Uruguaiana. A rede Casas Bahia inaugurou uma loja na cidade, na rua Duque de Caxias, entre as ruas Tiradentes e Bento Martins. O novo estabelecimento, segundo a gerência, está gerando cerca de 30 novos empregos diretos e 30 indiretos.

Qualificação Profissional

O secretário destaca que a Semude, em parceria com algumas instituições, oferece ao longo do ano vagas em cursos de qualificação profissional. “É importante que as pessoas busquem qualificação profissional, pois para competir no mercado de trabalho é preciso estar preparado. Temos todos os meses novas empresas se instalando em Uruguaiana e para concorrer a uma vaga é preciso se aperfeiçoar”, relatou.

Um desses exemplos de investimentos em qualificação profissional foi iniciado em julho. O programa Qualifica Uruguaiana finalizou duas etapas de formação de alunos que concluíram os cursos de Atendimento ao Turista, Atendimento ao Cliente, Espanhol para Atendimento ao Público, Marketing Estratégico, Técnicas de Fidelização ao Cliente e Técnicas em Vendas. Ao todo, quase 400 alunos concluíram os cursos. A participação dos inscritos foi totalmente gratuita.

O desenvolvimento e aplicação de aulas teóricas e práticas dos cursos se deu em período noturno, proporcionando, com isso, uma maior participação e aproveitamento por profissionais de diversas áreas de atuação. “Comemoramos o acerto em aplicarmos recursos para o desenvolvimento desse projeto, que estabelece um marco na conclusão de suas duas primeiras etapas, entre outras muitas que ocorrerão, preparando profissionais com mais qualificação para a desenvolveram as suas atividades”, completou o prefeito Ronnie Mello.

O programa Qualifica Uruguaiana teve como parceiros na realização das aulas entidades como o Sindilojas Uruguaiana, a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais e a Câmara de Dirigentes Lojistas, que cederam espaços para a aplicação das aulas, realizadas pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Comente esta notícia Jornal Cidade

clique aqui para imprimir