Polícia Federal inaugura nova delegacia em Uruguaiana

  Saturday, 8 December, 2018

No final da tarde de quinta, 6/12, autoridades civis e militares se reuniram frente à nova Delegacia de Polícia Federal, para a cerimônia de inauguração da nova estrutura. O evento contou com a presença do diretor de Administração e Logística da Polícia Federal, delegado Fabrício Schommer Kerber, e do superintendente regional, delegado Alexandre da Silveira Isbarrola, que é natural de Uruguaiana e estava visivelmente emocionado ao longo da cerimônia, assim como o colega André Luiz Martins Epifânio, que chefia a Polícia Federal em Uruguaiana.

Além dos três, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o diretor do Foro de Justiça Federal em Uruguaiana, juiz Gustavo Dias de Barcellos, o cônsul geral da Argentina em Uruguaiana, Jorge Nicolás Zobenica, o presidente do Poder Legislativo, vereador Irani Fernandes (PP) e o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP). Entre as autoridades presentes estiveram a delegada regional de Polícia Civil, Patrícia Sanchotene Pacheco, a delegada de Polícia Civil Alessandra Xavier de Siqueira, os promotores de Justiça Luiz Antônio Barbará Dias e Diego Corrêa de Barros, as juízas Karina de Oliveira Leonetti Padilha e Aline Terezinha de Barros, estadual e federal respectivamente, o diretor da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), Rodrigo Benites, vereadores e secretários municipais.

A nova sede da Polícia Federal está localizada na Rua dos Andradas, 1878, bairro Santana. A área totalé de 2,7 mil metros quadrados, sendo 1,2 mil metros quadrados de área construída, mais que o dobro da sede anterior. O prédio conta com 19 salas, quatro depósitos, auditório com capacidade para 60 pessoas, custódia, parlatório e estacionamento interno para 52 veículos.

O imóvel é locado e foi reformado para atender às necessidades de uma instituição policial. A mudança visa atender com maior comodidade o público externo, observando os padrões de acessibilidade, e proporcionar aos servidores e funcionários um ambiente de trabalho mais adequado. Na unidade, são prestados os serviços de expedição de passaporte, registro e porte de arma, atendimento a imigrantes, segurança privada, protocolo, expedição de certidões e as atividades de polícia judiciária.

Após a cerimônia, que contou com as palavras dos delegados federais Epifânio, Isbarrola e Kerber, e do Prefeito, as autoridades religiosas presentes deram a benção às novas instalações. Por fim, os presentes foram convidados a conhecer as instalações, que estão divididas em duas áreas: policial administrativa, na qual estão os servidores de emissão de passaportes e registro e porte de armas, e a policial judiciária, onde estão os cartórios e gabinetes, e convidados a participar de um coquetel.

A delegacia de Uruguaiana, além da cidade sede, atende os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana e São Francisco de Assis.

Nova ferramenta

No evento, também foi anunciado um novo serviço para facilitar o controle migratório dos cidadãos argentinos que cruzam a fronteira de Paso de Los Libres e Uruguaiana. Um registro prévio será feito através do portal da Polícia Federal, visando maior celeridade no atendimento dos argentinos. O serviço é totalmente online, gera um QR Code, que é apresentado ao agente migratório, equipado com um smartphone. Em 2017, o fluxo registrado no posto de controle migratório de Uruguaiana foi de cerca de 1 milhão de pessoas, número que coloca a unidade como o principal ponto de migração terrestre da Polícia Federal no Brasil.

Comente esta notícia Gabriela Barcellos/Jornal Cidade

clique aqui para imprimir