Comitê de Integração Fronteiriça reúne autoridades de Uruguaiana e Libres

  Wednesday, 13 June, 2018

Ocorreu na terça-feira, 12/6, a XIII Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça, formado por autoridades e representantes de entidades atuantes em Uruguaiana e Paso de los Libres, com o objetivo de debater a integração entre os dois municípios, tratando de questões e demandas de ambas as cidades.

O encontro ocorreu na sede da Associação de Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU) e os trabalhos foram divididos em cinco comissões temáticas: Facilitação fronteiriça; Infraestrutura, Comércio e Turismo; Saúde e Meio Ambiente, e Cultura e Educação.

Entre as propostas do Comitê está a facilitação da compreensão em torno dos assuntos fronteiriços em relação a tais temas e ainda fortalecer a constante busca pelo aumento do diálogo com as universidades dos dois países, além do estreitamento dos laços políticos entre as comunidades.

O evento teve a presença do intendente municipal de Paso de Los Libres, Martin“Tincho” Ascúa, que falou sobre a cultura que há na fronteira e toda as dificuldades enfrentadas pelos dois países. “Necessitamos trabalhar sempre pensando no melhor para as duas comunidades”, disse. O prefeito Ronnie Mello comentou sobre a oportunidade que o Comitê Fronteiriço proporciona para todos. “Precisamos dar continuidade aos trabalhos que forem firmados nesta reunião, pois cada vez mais precisamos de uma maior integração fronteiriça”, finalizou.

Entre as autoridades presentes e que participaram dos debates técnicos, estiveram a secretária chefe da Direção de Argentina e Uruguai, Juliana Salles Amaral; o cônsul brasileiro em Paso de Los Libres, Sergio Taam; o cônsul da Argentina em Uruguaiana, Alexandre José Mazzuco; a diretora de Limites e Fronteira da Chancelaria Argentina, Mônica Dinucci; e o presidente do Poder Legislativo de Uruguaiana, Irani Fernandes.

A mesma reunião, com o mesmo objetivo, acontece amanhã na cidade de São Borja, reunindo ainda autoridades de Santo Tomé, que realizarão a reunião pela primeira vez, com quatro comissões: facilitação fronteiriça, infraestrutura, comércio e turismo, e cultura, saúde e educação.

Comente esta notícia Gabriela Barcellos/Jornal Cidade
Fotos: CMVU

clique aqui para imprimir