Centro de Especialidades Odontológicas será transferido para a UPA

  Thursday, 8 February, 2018

O prefeito em exercício, Antônio Augusto Brasil Carús, realizou na última terça-feira, 6/02, visita às instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e à sala de Raio X, que em breve serão colocados em funcionamento junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Acompanharam a visita: a secretária de Saúde, Thais Aramburu; o secretário adjunto de Governo, Frederico Pellegrini; o coordenador Odontológico, Luis Maurício da Silva e o diretor Administrativo Silvio Gonçalves.

CEO

A unidade do CEO, assim que contar com toda a sua estrutura à disposição da população, poderá realizar diversos procedimentos odontológicos, todos alinhados ao Sistema Único Saúde (SUS). Antes as pessoas que precisavam ser atendidas deveriam realizar consultas em clínicas particulares ou resolução às suas necessidades no município de Alegrete, distante 140 km de Uruguaiana. Com a inauguração, que está prevista para o dia 16 de fevereiro, os uruguaianenses poderão se deslocar até a UPA, onde está instalada a unidade do CEO e realizar a manutenção da saúde bucal ou resolver problemas que necessitam o atendimento de um especialista.

O coordenador odontológico, cirurgião dentista Luis Maurício da Silva, destaca que no local, nove novos equipamentos odontológicos estarão à disposição da comunidade. “Equipamentos que auxiliarão os dentistas para a realização dos mais variados procedimentos”, explica.

Com a inauguração do CEO, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é atender a demanda de pacientes de vilas e bairros da cidade, será possível realizar uma média de 350 atendimentos mensais. Para isso, será importante que todo o paciente que necessitar atendimento nesse setor poderá encaminhar a solicitação de consulta por meio dos postos de saúde instalados em várias áreas da cidade. “Também será possível agendar atendimento diretamente no CEO”, acrescenta Thais Aramburu.

Raio X

Também nos próximos dias, a Unidade de Pronto Atendimento contará com a utilização de um moderno aparelho digital de Raio X. Segundo a secretária da Saúde, Thais Aramburu, um investimento de R$ 274 mil foi realizado, com o auxílio de verba federal, para a aquisição de equipamentos e melhorar a segurança dos servidores.“Os técnicos em radiologia e os pacientes estarão mais seguros com os investimentos realizados, pois compramos equipamentos de vídeo monitoramento, que dão suporte à segurança de todos, evitando qualquer possibilidade de risco de radiação”, salientou a secretária Thais.

O aparelho só ainda não entrou em funcionamento por falta de adequação física, que está em sua fase final de conclusão. Houve a necessidade de se realizar uma obra de remodelação do espaço físico, que anteriormente comportava um outro modelo de equipamento.“Tivemos que refazer o trabalho, buscando a adequação do espaço para um modelo de Raio X digital”, explica a Secretária. O espaço original estava preparado para receber um modelo analógico. Uma remodelada sala de espera também estará à disposição da população.

Comente esta notícia Jornal Cidade

clique aqui para imprimir