Estudantes desenvolvem aplicativo para consumo sustentável de água
Tecnologia foi elaborada com apoio da BRK Ambiental

  Tuesday, 12 December, 2017

Estudantes do ensino fundamental da escola Nossa Senhora do Horto em Uruguaiana desenvolveram em conjunto com a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto, um aplicativo que incentiva o uso inteligente da água. O engenheiro Ericke Tavares, desenvolveu a plataforma para os modelos Android e IOS e alimentou o sistema com as informações passadas pelos alunos. “Eles fizeram um quiz com perguntas que vão desde o consumo de água para determinadas atividades até o cálculo de gasto individual em uma residência”, explica Tavares.

A iniciativa  foi apresentada no Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, promovido no Brasil, por meio do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

“Este ano o tema do torneio foi a Água. Como já temos uma parceria com projetos de educação ambiental com a BRK, buscamos mais uma vez apoio. O resultado foi a criação de uma ferramenta que faz com que eles possam refletir sobre o impacto do uso da água no meio ambiente”, conta Hermann Vinícius Taborda Larruscaim, diretor da escola.

O projeto reúne estudantes de 9 a 16 anos, ligados a escolas, clubes e organizações. O critério é que o grupo seja liderado por dois técnicos adultos.

As atividades de robótica não são novidade na escola. A disciplina faz parte da grade curricular e é aplicada de forma interdisciplinar. O resultado desse modelo foi o destaque na última edição do campeonato: a equipe ficou em 13° lugar entre todas as escolas participantes no país.

“É um projeto que motiva os alunos, faz que como haja interesse em outras disciplinas, mas principalmente, promove a empatia e o espírito de servir”, explica Taborda.

Anderson Cruz, responsável pela Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, destaca que temas ligados ao meio ambiente devem permear todas as disciplinas. “Ficamos muito felizes de poder fazer parte dessa iniciativa. A Sustentabilidade é um dos temas movem nosso trabalho. Permear esse tema na rotina das pessoas é fundamental”, relata.

Comente esta notícia Magali Motta

clique aqui para imprimir