Projeto Cidadão do Futuro encerrou nesta quinta-feira

  Friday, 1 December, 2017

Cerca de 700 estudantes de escolas rurais do município, apresentaram trabalhos nesta quinta-feira (30) durante o Projeto Cidadão do Futuro que aconteceu no Parque Agrícola e Pastoril. O Projeto está estruturado no tema "Conhecendo a sua região", alicerçado em três eixos: história e geografia do Município e oportunidades de renda. O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, da Coordenadora de Ensino do Meio Rural, Mariana Vasconcellos e do Presidente do Sindicato Rural, Sérgio Tellechea, participaram do encerramento do evento.

Todas as atividades desenvolvidas em cada encontro contemplaram essas temáticas, através de oficinas, palestras com subsídios para o desenvolvimento dos Projetos.

Foram realizados seis encontros ao longo do ano letivo, onde foram propostas três atividades para os alunos: elaboração de uma redação que retrate os aspectos históricos do Município; um projeto para eventuais ameaças aos recursos naturais da região e um plano de negócios para melhoria de renda da região de abrangência de cada polo educacional.

Participaram alunos do 1º ao 9º ano das escolas EMEF Alceu Wamosy, EMEF Dom Fernando Mendes Tarragó, EMEF Dr. Crespo de Oliveira e EMEF Patricio Lopes.

Os melhores trabalhos foram premiados com uma viagem de dois dias para Porto Alegre, com visitação ao Museu da PUC, Museu Zoológico e Estádios do Grêmio e do Internacional. As escolas participantes ganharam um kit esportivo e, a escola com maior número de trabalhos premiados, foi a EMEF Patricio Lopes que ganhou um data show.

O projeto tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de estudantes da Zona Rural de Uruguaiana, por meio da identificação das oportunidades que o ambiente Rural proporciona para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades, de competências e de inserção socioeconômica para a comunidade.

O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, destacou a importância do projeto para o crescimento dos estudantes.

“Sem dúvida esse é um projeto que traz muitos benefícios para os estudantes e também para as escolas que por sua vez ganham prêmios. Durante minha fala ressaltei a importância dos estudos para o crescimento pessoal de cada aluno, e ainda, ressaltei que hoje contamos na cidade com uma universidade gratuita que só depende da boa vontade e estudo individual”, disse o Prefeito.

A coordenação do projeto é do Professor Julio Barcellos do Nespro e sua equipe ( Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Uruguaiana e a Secretaria Municipal de Educação.

Comente esta notícia PMU

clique aqui para imprimir